top of page

[ SAN ANDRES EXTENSION ]

logo-ods-aberto-e1562085500819.png
REGISTRO EXTENSÃO.png
  • LATTES
  • RESEARCHGATE_branco
  • orcid_edited
  • EMAIL_branco
  • EMAIL_branco
PRESENTACIÓN PROYECTO.png

Estratégias de desenvolvimento de cidades costeiras frente às mudanças climáticas: o caso da Ilha de San Andrés, Colômbia.

Apresentação:
Tem-se como objetivo o desenvolvimento de um projeto multidisciplinar que está pautada na fragilidade e nos impactos climáticos, tendo as infraestruturas como impulsionadoras de recuperação dos setores impactados e degradados que surgem das falências de ocupação e produção deste território.
A extensão busca aglutinar pesquisadores das universidades parceiras que na atualidade conformam uma rede atuante na temática relacionada à cidade-porto, tanto na gestão pública, no desenvolvimento da melhoria urbana e sua ocupação populacional e na abordagem das relações de desenvolvimento de planos estratégicos, como os entes privados, suas organizações territoriais, funcionamento e reflexos no uso do espaço físico e demanda de infraestrutura.
O projeto se debruça ao longo das zonas norte e sul da ilha de San Andrés, tendo a parceria com a Prefeitura de San Andrés, agentes locais na conformação e discussão da melhoria entre as relações cidade e água, propiciando soluções, tanto no desenvolvimento de diagnósticos, tratamento de problemas e melhoria a qualidade de vida da população local e elaboração de matrizes e estudos sobre desenvolvimento regional integrado, tendo como base recursos locais renováveis e práticas sustentáveis.
Desta maneira podem ser consideradas as seguintes contribuições iniciais para a estruturação do trabalho: 1. Ampliação dos modelos de análises territorial, tendo o Método em Estratégias Projetuais (MEP)2 aplicado como suporte para a zona costeira da ilha de San Andrés; 2. Identificação de processos de transformação que ocorrem nas zonas portuárias que possibilitem direcionar a recuperação do território, a geração de empregos e novas relações socioculturais; 3. Intercâmbio multidisciplinar entre as diversas áreas do conhecimento e instituições que permitam a ampliação do debate da aplicabilidade de estratégias como indutora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propiciando a aplicação do planejamento estratégico para novos processos de urbanização.

Quanto aos impactos sociais é fundamental que sejam salientados: 1. Novos mecanismos de produção econômica e reestruturação no desenvolvimento de planos de recuperação para zonas degradadas; 2. Formulação de novos cenários de desenvolvimento urbano e atendimento às comunidades locais em situação de risco; 3. Ampliação e recomendação para o desenvolvimento de possíveis políticas públicas para a geração e recuperação de zonas degradadas identificadas como: a. setores de inovação costeiro; b. zonas de atracagem de embarcações; c. ocupação informais; 4. Fortalecimento de novos setores de produção socioeconômica gerando novas redes geográficas e zonas de desenvolvimento urbano, como elemento atrativo para uma ocupação adequada entre as zonas de cidade e o mar.
As entidades envolvidas e seus professores irão colaborar no projeto inicialmente da seguinte maneira:

1. Universidad La Gran Colombia - Bogotá, Colombia - participação de pesquisadores, eventos de workshops, colaboração no “Semillero de Investigación” e webinars;
2. New York Technology - participação de pesquisadores, eventos de workshops e webinars;
3. Universidade Veiga de Almeida / Rio de Janeiro – Br: Através do Escritório Modelo (EMAU) - , com a participação dos pesquisadores e alunos locais, serão desenvolvidos webinars com os agentes locais, levantamentos “in loco” de dados e diálogos com "stakeholders" locais, auxílio na organização de Workshop Internacional;
4. Governança local de San Andrés - dados, mapeamentos, organização de Workshop Internacional;

CARTAS - COLOMBIA, NICARÁGUA E CARIBE

CARTA COLOMBIA.png

Carta Colombia

CARTA NICARÁGUA.png

Carta Nicarágua

BICU.png

Carta CIAB

ARTIGOS DESENVOLVIDOS

ESTRATEGIAS DE RESILIENCIA NA CONTENÇÃO.png

ESTRATÉGIAS DE RESILIÊNCIA NA CONTENÇÃO DE IMPACTOS CLIMATOLÓGICOS NA REGIÃO DO CARIBE, O CASO DE SAN ANDRÉS

banner 2.jpg
banner 2 (1).jpg
maxresdefault_edited.jpg
Apresentação-Banca-Final---Copia-1.jpg

ENTRE MARES E TORMENTAS - Ilha de San Andrés como Modelo de Resiliência às
Mudanças Climáticas

Apresentação Banca Final - Copia-1.jpg

NORTH END - Um Ensaio Turístico e Tecnológico na Ilha de San Andrés

Apresentação Banca Final.jpg

Requalificação do Porto de
Bluefields, Nicarágua

expo rio nicaragua_edited.jpg

EM BREVE

PRANCHAS EXTRAS - Produção Complementar Trabalhos de Conclusão

EXPO RIO DO FUTURO 2023

EXTENSÃO SAN ANDRES 2023.png
expo rio 1.png
expo rio 3.png
expo rio 2.png
expo rio nicaragua.png
LOGO LAB.png
BRASIL_Universidade Presbiteriana Macken
BRASIL_Universidade Veiga de Almeida - R
png-transparent-universidad-la-gran-colombia-armenia-private-university-education-colombia
unnamed.jpg
bottom of page